aniversário

VÍDEOS: o interesse público e os anseios da comunidade são a pauta do Diário há 18 anos

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert
Há 10 anos atuando no Calçadão, Antônio Dávila já é conhecido dos leitores do Diário: "Leio todo o jornal antes e sei o que estou vendendo"

Nesta sexta-feira, o Diário chega a sua maioridade. Nesses 18 anos de atuação no jornalismo gaúcho, a principal pauta do jornal tem sido atender aos anseios dos santa-marienses e dos moradores dos 38 municípios de cobertura, ajudando no desenvolvimento da Região Central. Alguns números ajudam a dar a dimensão do papel do jornalismo do Diário.  

A primeira edição nasceu em 19 de junho de 2002. Daquele dia frio de outono até hoje, foram 5.577 edições. Nesses 216 meses, o Diário já publicou mais de 90 mil páginas de notícias, com as mais variadas histórias sobre Santa Maria e sos outros municípios da região.


A equipe do Diário comemora o empenho frente às coberturas realizadas ao longo desses anos e segue trabalhando em cima das novidades que vêm pela frente. Mas, principalmente, esforça-se em ser um veículo que, além de informar, busca ajudar no desenvolvimento da nossa região.

Dessas quase duas décadas, o jornal foi responsável por acompanhar importantes acontecimentos, alguns como motivos para comemorar, como a abertura do Hospital Regional após 15 anos de espera. Outros fatos, no entanto, trouxeram desafios jornalísticos inimagináveis para a equipe. Foi o caso do incêndio da boate Kiss. Desde 27 de janeiro de 2013, o Diário é o veículo de comunicação que mais acompanha os desdobramentos da tragédia.

Prefeitura lança medidas de incentivo à economia de Santa Maria

O papel do jornalismo vai além do de informar. O objetivo é andar junto com as 39 cidades da região, apontando caminhos e soluções para a comunidade e oferecer conteúdo de qualidade 24 horas por dia, seja no jornal impresso, no site, nas redes sociais e, em breve, também na TV Diário.


PAPEL DA IMPRENSA
A pandemia da Covid-19 deixou bem clara a importância do jornalismo de qualidade para a sociedade. Nesses tempos de falta de transparência e disseminação de fake news, o fazer jornalístico orienta a sociedade em meio aos acontecimentos, que são inéditos.  

A coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Laura Storch, diz que a imprensa é peça fundamental na engrenagem da democracia.

- Sua função é apurar e divulgar informações necessárias para que os cidadãos tomem decisões políticas esclarecidas. Em um tempo como o que vivemos, em que novas mídias exigem novos aprendizados e em que a desinformação se torna um problema jurídico grave, o jornalismo tem mostrado sua relevância renovada - afirma a doutora em Comunicação e Informação.

INTERESSE PÚBLICO

Para a diretora adjunta do Diário, a jornalista Fabiana Sparremberger (foto abaixo), a credibilidade e a excelência são marcas essenciais no trabalho do jornal.  

- Nesses 18 anos, não teve uma única edição que o Diário não tenha se pautado pelo interesse público e pelos anseios da comunidade de Santa Maria e região. O leitor sempre esteve em primeiro lugar, e temos de celebrar isso com muito orgulho - conta Fabiana.

DAS PÁGINAS PARA A VIDA 

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

Quem já passou pelos diversos setores do Diário sabe que, para a maioria, o ambiente de trabalho se transforma em um ambiente familiar. Tanto os colaboradores que acabaram de chegar, quanto aqueles que estão há muitos anos acompanhando o crescimento do jornal, falam do Diário com muito afeto.

Antônio Denis Veloso Dávila é o jornaleiro que está há mais tempo nessa função. O carinho com a empresa é notável. Há 10 anos vendendo jornais no Calçadão, ele conta que o Diário representa muito na sua vida.

- Além de eu ter feito muitos amigos queridos, é um trabalho que ajuda a sustentar a minha família. Mas é, também, uma satisfação para mim poder levar as notícias para as pessoas que às vezes estão na rua sem saber o que está acontecendo - conta.

Antônio lê o jornal todos os dias antes de partir para a venda:

- Eu sei o que estou vendendo, e as pessoas gostam disso.

Governo paga parcela de R$ 700 aos servidores nesta sexta

A diretora adjunta compara o jornal a um filho, do qual participou da gestação e do crescimento.

- Ajudei o jornal a dar os primeiros passos, aprendi com os tombos, me fortaleci com o amadurecimento do seu jornalismo e dos profissionais sempre comprometidos com a busca da verdade. O que seria, hoje, de Santa Maria e região sem o Diário? - questiona Fabiana, lembrando que o jornal teve quatro editores-chefes, três deles, mulheres.  



style="width: 25%; float: left;" data-filename="retriever">  A colunista social Maristela Moura (foto abaixo) também festeja os 18 anos de dedicação ao Diário.

- Quando me convidaram para trabalhar no jornal, que ainda estava por nascer, eu fiquei ansiosa, pois nunca tinha atuado em mídia impressa. Mas foi paixão à primeira vista. Foi uma oportunidade de incluir a vida social das pessoas no dia a dia do leitor - conta Maristela.




style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

A coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Sione Gomes, celebra o aniversário do jornal, que também fez parte da sua vida e afirma que Santa Maria e região, estão no DNA do Diário.

- Lembro bem do grupo de profissionais que se reuniu no maio gelado de 2002, para emprestar energia e identidade ao novo impresso que iria surgir. Tínhamos um mês exato até a estreia. Como passou rápido. Eis que agora se tem a concretude de uma maioridade construída com acertos, com enganos, com adaptações e mudanças. Eis que se tem a maturidade de acompanhar o passo dos tempos e transitar nas várias mídias - fala Sione.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério Público investiga prefeitura de São Gabriel por descumprir bandeira vermelha Anterior

Ministério Público investiga prefeitura de São Gabriel por descumprir bandeira vermelha

Próximo

Valorizar o comércio local é a nossa pauta mais atual

Geral